sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Advento: celebrar é viver!

Por Tiago Melo*

- Feliz Ano novo!
- Tiago, ainda estamos em 2011, enlouqueceu?
 - Ah é verdade! Só que com o primeiro domingo do Advento entramos em outro ciclo litúrgico o Ano B. Mas deixemos isso para lá. É outro assunto. Você já ouviu falar sobre Advento?
- Sim, mas não entendo muito, e como poderemos celebrá-lo corretamente?
- Vamos descobrir juntos!
            Primeiramente é bom entendermos que o Advento é um tempo litúrgico que antecede o Natal. É formado por quatro semanas nas quais somos chamados a esperar Jesus, o Messias que chegará. Por isso, devemos está alegres e esperançosos por sua chegada em nosso meio. Nas duas primeiras semanas, a Igreja nos convida a sermos vigias atenciosos para a vinda gloriosa do Senhor, do Salvador. Já nas outras duas semanas, nos aproximamos no mistério da encarnação do Verbo, do seu nascimento junto a manjedoura em Belém. Momento de revermos nossa ações diante da missão que Jesus nos deixou como seus filhos, filhas, discípulos e discípulas: Amarmos uns aos outros como Ele nos amou.
            O Advento é um tempo bonito cheio de sinais que nos levam a um mistério, que bem celebrado nos transporta para uma vida mais feliz e santa. Um dos principais símbolos do Advento é a coroa do Advento. Por ser um objeto simbólico, são muitas as interpretações. Contudo, fiquemos com o que o Fr. Alberto Beckhäuser nos diz. Primeiramente o circulo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. Os ramos verdes, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte. E por fim, as velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas. Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. Quanto ao significado das velas, existem diferentes tradições. Por isso, as vezes nos confundimos com tantas informações.
Outro aspecto do Advento, e não menos importante, é como devemos celebrá-lo. É um tempo de sobriedade e de delicada e discreta alegria. Não se entoa o hino do glória para que no cume do tempo, possamos cantar a uma só voz o “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”. E a motivação principal é ação de graças pela salvação que chega ao seu povo com o Pequeno Jesus em Belém da Judeia. Nesse sentido, a CNBB nos chama à sobriedade dos cantos às flores para darmos conotação a celebração do Natal. Mas ante de todos esses símbolos externos, é necessário abrirmos o coração para que deixemos o Cristo que quer nascer em nós transformando-nos em novas pessoas, fazendo-nos capazes de reconhecer no outro a imagem do próprio Jesus. Assim, seremos uma grande família e aguardamos a segunda Vinda do Cristo Salvador.
*Aspirante paulino e estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela FAPCOM
Leitura Recomendável

Advento e Natal
Como celebrar?
Autores: Antônio Lúcio da Silva Lima (org.) 
e Luiz Miguel Duarte
Paulus Editora

Nenhum comentário: