sábado, 5 de novembro de 2011

O que é ser um gabrielino

     Antes de mais, ser um gabrielino é uma graça de Deus. É por ele que cada um se sente chamado a caminhar neste mundo como membro de um instituto de vida secular consagrada e buscar a santidade através desta forma de empenhar a própria existência. É uma graça, sim, mas é também um contínuo esforço de aprendizado e de doação para fazermos, por Jesus e com Jesus, o melhor que sejamos capazes de realizar com nossa vida.
     Um gabrielino é um homem que pensa sobre a vida e a leva à sério. Considera sobre o ensinamento de Pe. Alberione que lembrava a toda a Família Paulina que devemos aproveitar o tempo. Padre Alberione apontava para o céu, dizia que logo depois de alguns poucos anos de vida e já não estaremos mais neste mundo, mas na vida eterna e que, portanto, devemos obedecer a Jesus e acumular, no céu, os nossos tesouros. Um gabrielino é um homem leigo consagrado que acumula no céu os seus tesouros.
     Mesmo assim é também um cidadão e um ser comprometido com a justiça, com a paz e com as atitudes concretas em prol de um mundo melhor. Um gabrielino é um consagrado para a comunicação social e, por isso, é um paulino, um ser de comunicação e de ação! A mística do gabrielino é a mesma de são Paulo:
"Fiz-me tudo para todos a fim de que todos sejam salvos."
"Sou um servo inútil, fiz apenas o que deveria ter feito."
"Já não sou mais eu quem vive, é Cristo que vive em mim."
Não rezamos por rezar,
rezamos para falar com Jesus
sobre as coisas reais.
     Andar sobre os passos de Paulo, no sentido de nos tornarmos pareceidos com ele supõe aprendizagens que não se fazem do dia para a noite. É preciso estar em contato contínuo com Jesus e adquirirmos o hábito da oração sincera e contextualizada. Não rezamos por rezar, rezamos para falar com Jesus sobre as coisas reais! É preciso aprender a nos doarmos, e também precisamos aprender a comunicar, a perdoar e a apaziguar conflitos, sempre com total simplicidade. Nada disso é fácil...
     Caminhamos confiantes que nossa caminhada é a resposta a um convite que recebemos do mesmo Divino Mestre que um dia nos chamou para a vida e que nos consagrou para ele desde o ventre de nossas mães. Ele nos chamou pelo nome, somos dele! Ele que começou esta obra em nós, há de terminá-la. Amém.

ac/isga
No peito eu levo uma cruz
Maravilhosa colaboração dos cantores da nova geração
 juntos com o padre Zezinho
em preparação de todos os católicos
para a jornada Mundial da Juventude, no Brasil, em 2013
(vídeo CNBB/ Paulinas Comep)


Nenhum comentário: