sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ser o Amigo Secreto

     A brincadeira do amigo secreto é tradicional do natal, todos os anos, em vários lugares do mundo, não importando a cultura ou a idade das pessoas. Também pode ter outros nomes ou ser organizada de muitos modos, mas sempre tem a finalidade de celebrar a amizade e de presentear alguém com o toque a mais da grata revelação.
     Brincar de amigo secreto é divertido e quando se faz a brincadeira com verdadeiro espírito natalino é gostoso receber o presente e abri-lo, independente daquilo que se recebe, porque entendemos que o verdadeiro presente está na solidariedade, no amor, na empatia e na cumplicidade que se experimenta durante todo o ano.
     Gosto sempre de pensar na brincadeira do amigo secreto como uma forma de enfatizar o que muitos de nós já vive durante todos os meses do ano, não comprando ou entregando um presente com a "mágica" do efeito surpreza numa roda animada de pessoas que se querem bem na noite de natal, mas como uma atitude positiva, decidida e tranquila de ser amigo de verdade e deixando secreto apenas a autoria dos gestos de amor que fazemos todos os dias, sem que a nossa mão direita saiba o que a esquerda fez.
     Durante o ano cabe essa compreensão mais bonita da brincadeira. Podemos, em todas as épocas, experimentar essa beleza de fazer o bem de forma discreta, sem sermos mesmo percebidos, como os anjos.
     Penso que o verdadeiro sentido da brincadeira do amigo secerto está nisto: podemos ser amigos o tempo todo na gratuidade que gera numerosos frutos de fraternidade e de amor cristão! Estes são os presentes que se esperam  e que também nós esperamos a cada dia.
     Que possamos ser amigos secretos de muitos irmãos durante o ano todo.
     Amém.
Nós, os membros dos Intitutos Paulinos
de Vida Secular Consagrada,
desejamos a todos
que as alegrias do nascimento
de Jesus Cristo nos ajudem
a viver melhor em todos os dias do ano!
F e l i z   N a t a l !


Então é Natal!
Simone


Nenhum comentário: