segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O cultural e o religioso

ac/isga

Brincantes no carnaval
de Olinda, PE.
Alegria e frevo na rua -
em paz!
          Ser brasileiro e ser paulino são duas realidades que nos colocam diante não apenas das exigências, mas também da possibilidade, de sermos pessoas abertas para as diferenças culturais. Em situações onde pessoas hermeticamente fechadas ao diferente podem encontrar sérias dificuldades, nós podemos encontrar, pelo contrário, o terreno propício para o encontro com a riqueza da diversidade onde Deus também se revela!
         Em festas como o carnaval não é difícil encontrarmos tantas pessoas propalando discursos que se colocam frontalmente contrários à maneira como o nosso povo se expressa culturalmente através da folia e do multicolorido! Em nome de Jesus criticam não apenas o carnaval, mas toda expressão de liberdade e de celebração que não tenham como mote principal o teor religioso.
          Mesmo assim, entendemos que antropologicamente, o ser humano tem maneiras diferentes de expressar-se e quando o faz, sobretudo quando isso acontece com verdadeira alegria, está sempre revelando a vida que Deus nos dá em abundância. Quando se fala em carnaval, os contra-argumentos são quase sempre no sentido de se acusarem casos de violência, bebedeiras, consumo de drogas e promiscuidades. A favor de tais coisas seria impossível nos colocarmos, mas defendemos que seja oportuno lutar contra elas sem a necessiade de nos tornarmos contra o ser humano vivo, livre e feliz!
          É preciso adentrarmos no imenso e belo terreno da cultura, desvestidos de preconceitos inúteis que nada têm de evangélicos. Precisamos olhar o mundo com olhos novos, se não quisermos repetir erros do passado, nem nos contentarmos com um discurso moral que em vez de aproximar as pessoas de Jesus e da Igreja, pelo contrário, façam com que se afastem de nós, deixando-nos sozinhos com posturas antigas e talvez sem sintonia com o tempo presente.
Nossa missão
é dar testemunho de que
é possível ser de Jesus
em qualquer situação!
         Missionários novos, paulinos e brasileiros, sabemos que através da cultura e de nossa inserção nela é que podemos estar com as pessoas, não apenas para enriquecê-las com a nossa pregação, mas para enriquecermo-nos juntos na troca constante de tudo aquilo que  todos nós temos de bom, de bonito e de santo... Apesar de todas as diferenças!
          O carnaval é uma festa que suscita discussões, é verdade, e elas são válidas. Por isso, em vez da recusa total de suas manifestações, será sempre mais inteligente, sensato e ético vislumbrarmos que os excessos não são a regra e que a nossa missão como discípulos missionários é a de estarmos no meio do povo apresentando um testemunho coerente e sereno de como é possível ser de Cristo em qualquer situação.
         

Nenhum comentário: