sábado, 9 de junho de 2012

Jubileu de Ouro de Pe. Vittorio Saraceno

No dia 1o. de julho de 2012  Pe. Vittorio Saraceno, 
delegado dos Institutos
São Gabriel Arcanjo e Nossa Senhora da Anunciação (no Brasil), 
completa 50 anos de sacerdócio na Pia Sociedade de São Paulo.
Preparando esta data publicamos desde já a história de Pe. Vittorio,
 com imagens históricas
gentilmente cedidas por nosso amigo e delegado.
por Visa, ssp

1962: 24 diáconos, entre eles Pe. Vittorio Saraceno,
são ordenados sacerdotes paulinos
no Santuário da Rainha dos Apóstolos.
O Pe. Alberione estava presente!
        
          De família católica, Vittorio Saraceno nasceu a Ripacandida (Potenza/Basilicata, sul da Itália), aos 18 de setembro de 1934, quinto de sete irmãos. Frequentou os primeiros estudos em sua terra natal. Em 1946 entrou na Congregação dos Paulinos, em Roma. O contato com o apostolado da comunicação social e, sobretudo, a convivência com o fundador, Pe. Tiago Alberione, serviram para definir sua vocação paulina. Estudou colegial, filosofia e teologia. Em 1962, com mais 24 diáconos, foi ordenado sacerdote na Cripta do Santuário Rainha dos Apóstolos que havia visto levantar-se em cumprimento de um voto de Pe. Tiago Alberione. Depois de breve período lhe se apresentou a proposta. “Por curiosidade” o superior da Província da Itália lhe perguntou se iria ao Brasil como missionário. Talvez o superior esperasse de Pe. Vittorio muitos “mas, porém, como?”; ele respondeu com muita alegria, feliz pela proposta, e nunca se arrependeu: “Sim”. Aos 18 de outubro, festa do grande missionário São Lucas, Pe. Vittorio embarcou nas Aerolineas Argentinas. Passou por Madri, Dakar, Recife, Rio, e na tarde do dia 19 de outubro foi recebido com muita alegria pela Comunidade da Cidade Paulina de São Paulo.
         Inicia para ele a nova experiência em terra de Santa Cruz. Devia substituir um padre destinado à Alemanha. As entregas foram rápidas e incompletas. Pe. Vittorio entra em contato com a nova realidade: responsável da gráfica, sem conhecer todo o mecanismo, sem saber sequer uma palavra de português, sem telefone, longe da cidade e longe da pátria. Mas, jovem como era, havia nele grande entusiasmo e grande fé. Por própria conta estudou o português. Depois de um mês assumiu a capelania das Pias Discípulas do Divino Mestre. Foram dez anos seguidos. Em 1971 estava surgindo, ao lado da Casa das Irmãs, um bairro, Jardim Boa Vista. Os recém-chegados descobriram o convento e pediram para participar da celebração da Santa Missa aos domingos. As irmãs acolheram estes novos “religiosos”. Pelo número sempre crescente foi necessário um lugar maior onde pudessem receber todos os confortos espirituais. No início foi uma sala, mas logo se revelou insuficiente e as irmãs puseram a disposição um salão que se transformou em capela. Pe. Vittorio, que já havia iniciado esta nova atividade, recebeu todas as bênçãos e faculdades do Bispo de Osasco, D. Francisco Manuel Vieira.
         Assim continuava o dia a dia, entre gráfica e ministério sacerdotal junto à “Comunidade Divino Mestre”. Pe. Vittorio lembra estes anos como anos abençoados por Deus. A Comunidade Divino Mestre funcionava como verdadeira paróquia: administração do Batismo, da Primeira Comunhão, do Matrimônio, encontro de jovens, encontro de casais... Os habitantes do bairro respondiam com muita generosidade e com não pouco sacrifício aos apelos do Mestre Divino. Como estava nos inícios, o bairro era carente de tudo: água, esgoto, asfalto, luz...
         Depois de 15 anos de gráfica Pe. Vittorio foi obrigado a pedir demissão, inclusive pelo perigo de perder a vista. Um dos trabalhos mais exigentes tinha sido a digitação e paginação de toda a Bíblia de Jerusalém. Foi então transferido, em janeiro de 1982, para o Rio de Janeiro, como diretor da Livraria. Nova experiência abençoada por Deus. Mas durou só um ano, sendo logo transferido, aos 25 de janeiro de 1983, dos 40 graus do Rio aos 4 graus de Lisboa. Foi um grande sofrimento, físico também. Devia assumir a Comunidade Paulina como primeiro superior regional. As dificuldades não faltaram por todo o tempo que aí esteve, três anos e meio. Em Portugal inicia sua experiência com dois grupos do Instituto Nossa Senhora da Anunciação (Anunciatinas). O Instituto Santa Família surgiu nestes anos.
         A perspectiva de voltar para o Brasil era real, mas por uma “emergência” surgida em Venezuela, Pe. Vittorio, em agosto de 1986, mais uma vez, na obediência, aceita a nova sede. Um dos membros na época fora eleito Conselheiro Geral. Terminado o prazo de seis anos voltou para a Venezuela, e Pe. Vittorio, em agosto de 1992, volta para Roma. Aqui pôde aproveitar de um bom ano para dedicar-se ao estudo de algumas matérias de teologia e de Bíblia na Gregoriana de Roma.
         O Brasil ficou mais perto. Em agosto de 1993 voltou para o Brasil, onde está atualmente. Por alguns anos se dedicou à diagramação de livros no departamento de fotocomposição, depois surgiu a necessidade, em vista da Faculdade de Comunicação Social FAPCOM — que estava sendo construída —, de preparar a Biblioteca. Foram 40 mil volumes catalogados e entregues à nova Faculdade.
         Nem havia terminado este trabalho que o superior provincial lhe oferece a possibilidade de iniciar e organizar os quatro Institutos Paulinos de vida secular consagrada: Jesus Sacerdote, Nossa Senhora da Anunciação, São Gabriel Arcanjo e Santa Família. Iniciou a tradução dos Estatutos e de alguns opúsculos, a preparação de alguns fôlderes e os primeiros textos de divulgação.
         Hoje os Institutos são gratificante realidade, graças à generosidade dos vocacionados. “O bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina — bem sabe Pe. Vittorio —, está guiando os membros dos Institutos no caminho da perfeição”.
         Comemorando os 50 anos de sacerdócio, Pe. Vittorio Saraceno reconhece que há ainda muita estrada a percorrer. A Mãe dos Sacerdotes e Rainha dos Apóstolos tudo vela com carinho. A exemplo de São Paulo e de Pe. Alberione, ele “se lança para frente”: “Não tendo ainda chegado ao prêmio, à perfeição, procuro esquecer o que está para trás e lanço-me para frente” (cf. Fl 3,13s).

Aguarde a edição 6 do boletim Nossa Página
especial sobre o jubileu de Ouro de Pe. Vittorio Saraceno 
e deixe suas homenagens
no facebook GABRIELINOS BRASIL

Para contato com o Instituto
São Gabriel Arcanjo, escreva para:
gabrielinos@paulinos.org.br


Veja na seção de fotos as imagens do retiro de junho de 2012
dos IPVSC no Seminário Paulino em SP.
A celebração deu início às comemorações
pelo jubileu de Ouro de Pe. Vittorio Saraceno.

Nenhum comentário: