quarta-feira, 18 de julho de 2012

Institutos de vida secular consagrada

Perfectae Caritatis
Papa Paulo VI
28 de outubro de 1965

Papa Paulo VI
          Os Institutos seculares, embora não sejam Institutos religiosos, implicam uma verdadeira e completa profissão dos conselhos evangélicos no mundo, reconhecida pela Igreja. Esta profissão confere uma consagração, tanto a homens como mulheres, a leigos ou clérigos que vivem no mundo. Por isso, procurem sobretudo fazer uma total doação de si mesmos a Deus na caridade perfeita; e os próprios Institutos mantenham o seu carácter próprio e peculiar, isto é, a secularidade, para poderem exercer eficazmente e por toda a parte o apostolado no mundo e como que a partir do mundo; para isso foram instituídos.
          Tenham, todavia, muito presente que não poderão exercer tão alta missão, se os membros não forem cuidadosamente formados nas coisas divinas e humanas, de tal maneira que sejam verdadeiramente fermento no mundo para vigor e incremento do Corpo de Cristo. Os responsáveis cuidem sèriamente da formação, sobretudo espiritual, dos membros e do seu ulterior aperfeiçoamento.

Torne-se você também um dos membros
do Instituto Paulino de vida secular consagrada
São Gabriel Arcanjo
 

Um comentário:

Prof. Francisco Castro disse...

"Esta profissão confere uma consagração, tanto a homens como mulheres, a leigos ou clérigos que vivem no mundo."

é a vivencia da consagração batismal de forma absoluta. Pelo batismo fomos retirados do império de Satanás e colocados no Reino de Cristo. Passamos a pertencer a Ele por direito de Conquista. Para permanecermos em sua graças devemos ser fieis as nossas promessas de batismo que se resume em Crer em tudo que a Santa Igreja nos Ensina, fazer o bem e evitar o mal. Os membros consagrados pelo batismo vivem num Instituo reconhecido pela a Igreja a entrega ao Senhor de forma absoluta cumprindo com os deveres de seu estado seguindo a espiritualidade e os objetivos do Instituto.