terça-feira, 16 de julho de 2013

Todos na Semana Missionária

    
Anselmo Cabral, isga

    

     A Semana Missionária é o tempo de preparação para  jornada Mundial da Juventude.

     Milhares de jovens de boa vontade, oriundos de vários países do mundo já estão no Rio de Janeiro e, durante esta semana, estarão dedicados às atividades de missão e de oração da Semana Missionária. Esta semana é rica em experiências de fraternidade, de solidariedade e de mística cristã porque envolve formas dinâmicas e práticas de conhecer e de expressar a nossa fé católica, dando maravilhosos testemunhos de engajamento ao chamado de Jesus de Nazaré.
     Mas a Semana Missionária não pode ser entendida como uma experiência possível somente aos jovens que estão envolvidos nos grupos que participarão da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Qualquer pessoa pode tomar parte da Semana Missionária exatamente onde vive!
     Nem todos poderão estar no Rio de Janeiro para participar da JMJ, mesmo assim,  a quantidade de pessoas que estarão espiritualmente participando da Jornada, mesmo sem estar no Rio, é incomparavelmente maior do que aqueles que estão lá para ouvir, ver,refletir e rezar junto com o Santo Padre.
     Onde cada pessoa está é possível e salutar que participe da Semana Missionária. É importante observar as ugrências e necessidades que existem na sua realidade concreta e se dedicar de alguma maneira, durante essa Semana, a realizar alguma atividade visando o bem das pessoas. Isto pode ser feito de maneira explícita ou de forma discreta, depende do que se pretende fazer:
     - Alguns escolherão rezar, na intimidade do coração, pela conversão ou cura de outras pessoas;
     - Alguns poderão se organizar num grupo, pedir a bênção do seu padre na missa, de forma solene, para se dedicar a alguma missão pública durante essa semana;
     -Haverá os que se dedicarão a visitar hospitais ou comunidades carentes para fazer ali alguma obra de promoção humana;
     - Jovens e adultos de boa vontade saberão descobrir maneiras de evangelizar com maior intensidade utilizando as redes sociais...
     Muitas são as ideias e as possibilidades que se poderão encontrar e todas serão úteis e belas.
     Oremos e façamos alguma coisa prática para que todos nós, mesmo não estando no Rio de Janeiro, possamos participar da Semana Missionária, fortalecendo o testemunho cristão da nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Lembremos que a missão é sempre de Deus e deve está dirigida para o bem das pessoas.
     O que você pode fazer?
     Qual será sua missão esta semana?

Nenhum comentário: