sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Quaresma

QUARESMA, CAMINHO DE CONVERSÃO

O convite quaresmal para empreender um caminho de conversão e de renovação interior sutentado pela fé pede-nos a busca de caminhos individuais e comunitários de volta para Deus, Àquele que é o princípio e o ápice do nosso peregrinar terreno . Com grande intensidade e profundidade, o Bem Aventurado Tiago Alberione, fundador da família paulina condensou, em poucas linhas aquilo que é o sentido da existência humana: "Saído das mãos de Deus para glorificá-lo na eternidade, o homem deve fazer uma viagem de prova que se chama vida'. A viagem de prova, metáfora da vida humana, encarna a experiência do cotidiano, o qual, na multiplicidade das presenças e dos encontros nos revela, nos torna próximos e nos esconde o rosto de Deus, um rosto sofrido e, ao mesmo tempo, o rosto do ressuscitado.

Ir. Maria Antonieta Bruscato, Superiora Geral das irmãs paulinas
revista Família Cristâ - março/2011. pág. 42/43
_______________________________________

VIVAM EM CONTÍNUA CONVERSÃO

 
Nós que somos a Família Paulina fazemos do projeto de Deus uma meta de vida. E qual seria esse projeto? Para nós, a evangelização com os meios mais modernos e eficazes da Comunicação Social. Pe. Tiago Alberione nos deixou uma riqueza admirável, que é o carisma paulino. E dentro desta espiritualidade temos bem presente em nossa vida uma frase que lhe foi marcante: “Não temas. Eu estou contigo. Daqui quero iluminar. Mantenham-se em continua conversão.”
Nem sempre somos capazes de reconhecermos nossas falhas e limitações diante do projeto de Deus. E aí está o segredo. A preparação do coração. Não só fazer propósitos para 2011, não só se preparar para a Páscoa 2011. Mas nos prepararmos para a vida em Cristo.
Estamos, como Paulo esteve, em uma contínua conversão. A Quaresma, então, para nós que somos e nos sentimos Família Paulina é mais um impulso para a adesão àquilo que foi desejo do Pe. Alberione e também experiência de Paulo: “Até que Cristo se forme em nós.”(Gl 4,19)
Tiago Melo , seminarista paulino
_______________________________________
QUARESMA, MISERICÓRIDIA E RECONCILIAÇÃO
Para nós, a quaresma é sempre um tempo de grande alegria e de grande tomada de consciência sobre nossa fragilidade. Deus, nosso Pai, nos concede um tempo forte de reconciliação por meio de gestos concretos de caridade (de amor), primeiro nos favorecendo com uma intensa espiritualidade do retorno e do perdão e depois nos levando a perceber quanto Ele mesmo é bom e deseja que sejamos bons como Ele é.
A quaresma nos leva a contemplar e a experimentar a infinita misericórdia de Deus e, ao mesmo tempo nos deixa sensíveis e pré-dispostos a praticarmos, na medida de nossas forças, essa mesma misericóridia em relação a nós mesmos (quando precisamos nos perdoar das nossas próprias falhas para seguir em frente) e também aos irmãos e às irmãs (para que sejamos livres de mágoas que dividem e enfraquecem o projeto de construção do Reino).
Sejamos frequentes, sobretudo neste tempo quaresmal, à festa da reconciliação que acontece no confessionário!
Anselmo C. - professo gabrielino




Participe deste blog!
Envie mensagens e comentários.
UMA BOA QUARESMA A TODOS!

Atenção: o texto para o nosso retiro de março já está na página dos Textos de Formação

CF/2011 CNBB
A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO!

Nenhum comentário: