sexta-feira, 11 de março de 2011

Discernimento vocacional e formação nos Institutos Paulinos

     Na Provida mater Ecclesia afirma-se que “com uma severa e prudente seleção dos membros, uma cuidadosa e suficientemente longa formação, um adequado, austero e ao mesmo tempo leve regime de vida também no mundo, se houver uma especial vocação divina, com o auxílio da graça, pode-se com certeza obter uma íntima e eficaz consagração de si mesmo ao Senhor, não somente interna, mas também externa e quase como a dos religiosos, e se tem um meio muito adequado de penetração e de apostolado” (n. 9) (cf. Primo feliciter, nn. 1-2,6,10; Cum Sanctissimus, nn. 9/ VI, 11/a).
     Referindo-se aos Institutos seculares, o documento conciliar Perfectae caritatis assim se expressa: “Estejam bem cientes que não poderão exercer tão alta missão se os seus membros não forem cuidadosamente formados nas disciplinas divinas e humanas, de tal maneira que se tornem fermento no mundo, destinado a incrementar e revigorar o Corpo de Cristo” (PC 11)

  Na Provida mater Ecclesia afirma-se que “com uma severa e prudente seleção dos membros, uma cuidadosa e suficientemente longa formação, um adequado, austero e ao mesmo tempo leve regime de vida também no mundo, se houver uma especial vocação divina, com o auxílio da graça, pode-se com certeza obter uma íntima e eficaz consagração de si mesmo ao Senhor, não somente interna, mas também externa e quase como a dos religiosos, e se tem um meio muito adequado de penetração e de apostolado” (n. 9) (cf. Primo feliciter, nn. 1-2,6,10; Cum Sanctissimus, nn. 9/ VI, 11/a).
     Referindo-se aos Institutos seculares, o documento conciliar Perfectae caritatis assim se expressa: “Estejam bem cientes que não poderão exercer tão alta missão se os seus membros não forem cuidadosamente formados nas disciplinas divinas e humanas, de tal maneira que se tornem fermento no mundo, destinado a incrementar e revigorar o Corpo de Cristo” (PC 11).

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