segunda-feira, 14 de março de 2011

Meditando palavras do fundador: o Bem Aventurado Tiago Alberione

Jesus Cristo: centro do pensamento e da ação
Divino Mestre

     O processo de santificação é um processo de "cristificação". "Até que Cristo seja formado em vós". Por isso, seremos santos à medida que vivermos  a vida de Jesus Cristo., ou melhor, à medida que Cristo viver em nós. "O cristão é outro Cristo"; e é o que são Paulo afirma de si mesmo: "Já não sou eu que vivo mas é Cristo que vive em mim'.
Isso se realiza gradualmente em nós até atingirmos a "idade de Cristo": como cresce aos poucos a criança, até chegar à maturidade.

     Jesus Cristo é caminho, Verdade e Vida. No trabalho espiritual haja o empenho:

a) para imitar a santidade de Jesus Cristo que nos indicou o caminho com seus exemplos e ensinamentos: "Sêde perfeitos";

b) no espírito de fé, conforme Jesus Cristo Verdade: pensar conforme o evangelho, o Novo Testamento, a Igreja que no-lo comunica;

c) na graça que é a participação na vida de Jesus Cristo, nos sacramentos e em todos os meios de graça. Deste modo se forma em nós o Cristo Caminho, Verdade e Vida: "conformar-se"; assim, Jesus Cristo alimenta a nossa alma em suas faculdades: mente, inteligência, sentimento.

Bem aventurado
Tiago Alberione,
rogai por nós!
CISP  11, 12
Carrissimi in san Paolo
Pensamentos de Alberione

Questões para nossa reflexão:
1. De que modo a cristificação da pessoa é um processo?
2. Alberione nos indica três empenhos para nossa santificação. Como realizo meu exame de consciência diante de cada um deles e o que este exame de consciência me faz dizer a Jesus Mestre?
3. O que é a graça nas palavras de Alberione e quais os meios para obtê-la?


Que tal partilharmos as nossas meditações
sobre as palavras do fundador?
Fique à vontade para deixar seu comentário!

Um comentário:

Gabrielinos disse...

a meditação de Alberione sobre o processo de santificação de cada pessoa, enfocando, sobretudo, a importãncia da graça recebida pelos sacramentos nos ajuda a vivenciar a quaresma como um tempo privilegiado para por em prática os empenhos proposttos pelo fundador.