segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A sabedoria de ouvir

          As histórias que as pessoas mais idosas contam são um preciosíssimo patrimônio para quem tem a sensibilidade de escutar. Pessoas que desenvolveram as mais diversas profissões, que viveram nas mais diferentes situações, lugares e culturas e que fizeram experiências concretas de superação e de fé têm muto a nos dizer.
          Assim como é bom ler um livro; ouvir ou assistir uma entrevista, também é significativo conversar com pessoas que gostam de contar suas histórias porque, ouvindo-as, de certo modo também nos enriquecemos, vislumbramos possibilidades e nos inspiramos para resolver certos aspectos de nossas vidas que precisam ser ventiladas pelas experiências de quem já viveu e conseguiu superar situações tanto, ou ainda mais complexas, do que as nossas.
          Somente conhecendo as histórias e as experiências de quem, com os anos foi acumulando esse patrimônio de vida, podemos ter excelentes parâmetros para ir verificando que conforme o tempo passa também as nossas vidas vão se enriquecendo com as histórias que vamos "escrevendo" em nosso dia a dia.
          É bonito conhecer a vida escrevendo suas histórias na existências das pessoas. Todas as pessoas, onde quer que vivam e em quaisquer condições que tenham tido de enfrentar, têm sempre histórias enriquecedoras para contar. Conhecer essas histórias faz-nos compreender que a nossa vida também é plena de outras histórias que vão compondo a grande história da humanidade, toda pontilhada com sinais de Deus!

ac/isga
Gabrielinos:
homens leigos consagrados
para evangelizar no mundo secular!

Nenhum comentário: