sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tempo de mudanças

          Hoje em dia, com as inúmeras e sérias mudanças que vêm acontecendo nas estruturas sociais e culturais, e muitas delas acompanhadas pelo respaldo de novas e modernas legislações, nem sempre é fácil nos posicionarmos como 'contra ou a favor' pois muitos valores estão sendo quebrados e reconstruídos de modo muito rápido.
         Estes movimentos de mudança são importantes e não podem ficar fora de nossas reflexões cristãs. O mundo em que vivemos é também objeto de nossa observação e espaço real de nossa incursão como homens consagrados e missionários da Palavra.
         As coisas que eram certas se tornaram erradas? As coisas erradas se tornaram certas? Nada disso. É precipitado julgar que o mundo está de pernas para o ar e que de repente todas as coisas estão se transformando e mudando para pior. Não é assim. Na maioria das vezes, pessoas não muito esclarecidas pensam dessa forma e repetem esse raciocínio, sem uma compreensão sociológica e histórica mais apurada.
          Mas nós não podemos nos contentar com essa constatação fácil. Temos recursos intelectuais suficientes para fazermos uma análise mais apurada sobre os nossos dias. É suficiente acompanhar os noticiários  e perceber que o próprio Supremo Tribunal Federal tem sido chamado muito muitas vezes do que em outros tempos para legislar sobre as novas necessidades sociais.
Ministros do Supremo Tribunal Federal - STF
legislam sobre as causas urgentes
da 'nova' sociedade brasileira
          O mundo está ficando diferente. Assim como em outros momentos históricos o modus vivendi da humanidade está sendo profundamente auterado. Se houve quem reclamasse com as auterações trazidas para a vida da humanidade depois da "descoberta" das Américas no século XVI ou após os reboliços ocasionados com a  revolução francesa e a revolução industrial no século XVIII, há também quem ache que as novas mudanças ocorridas neste começo de século XXI, são o fim do mundo.
         "O tempo não para"- disse um artista! E não para mesmo. É preciso estarmos atentos aos fatos e julgar-mos tudo o que está acontecendo com mentalidade cristã e sintonizada com o novo mundo. A nossa missão continua e ela seguirá sempre acontecendo dentro do contexto desse mundo que está novamente sendo transformado. Negar as transformações seria o mesmo que colocar em dúvida a eficiência da nossa própria missão evangelizadora.

Gabrielinos:
A caridade da verdade!

Nenhum comentário: