quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A VIDA CONSAGRADA SECULAR

        Pouco conhecida na Igreja e praticamente incompreendida, a consagração Secular, para muitos é percebida como premio de consolação a quem desejou ser religioso e não conseguiu ou como mera extensão de uma consagração religiosa, para pessoas que não podem mais viver em comunidade, No entanto, a consagração SECULAR  é uma verdadeira vocação e está inserida no testemunho de Jesus Cristo, em um aspecto que é pouco meditado e anunciado. Os anos em que Jesus ficou em Nazaré como simples carpinteiro, trabalhando e convivendo com seus parentes e conhecidos. Se o próprio Filho de Deus dedicou a maior parte de sua vida a um vida comum, igual a tantas pessoas, foi porque quis mostrar como é importante e valioso a Deus, permanecer unido a Deus e o servindo nas atividades comuns a todos os homens.
            Diz o  Novo Catecismo da Igreja Católica."Durante a maior de sua vida Jesus compartilhou a condição da imensa maioria dos homens: uma vida quotidiana sem grandeza aparente, vida de trabalho manual, vida religiosa judaica, submetida à Lei de Deus, vida na comunidade.(...) CIC # 531 e em outra parte: "Durante longos anos de trabalho em Nazaré Jesus nos dá o exemplo de santidade na vida cotidiana da familia e do trabalho." CIC # 564

          Nós, os consagrados no mundo, temos um testemunho a dar ao mundo e à Igreja que não pode ser dado por nenhum religioso ou padre, já que estes separam-se do mundo e assumem um vida distinta dos demais leigos. Não vivem comprometido com uma profissão especifica; imitam Jesus em sua missão apostólica como profeta do Reino de Deus. Os consagrados seculares no entanto testemunham Jesus vivendo como ele viveu em Nazaré com sua mãe. Um entre os outros. 
   Porém,  até no  anonimato, a vida de Jesus estava toda voltada para Deus  e cada ato dele como carpinteiro, inserido na convivência igual a dos outros também fazia parte de sua missão redentora. E também os consagrados na vida secular ou do mundo, anunciamos com nossa vida , O Cristo oculto, mostrando em  plenitude, as palavras do grande apóstolo Paulo nosso pai e modelo: "...porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." Cl 3,3-4

           Prezados irmãos do ISGA, convido vocês, também a postarem no blog. Enviem artigos para pagina principal através do e-mail ao lado. Testemunhemos a riqueza da Consagração. A sua importância para a Igreja.   Percebemos o que Deus queria para cada um de nós através dos acontecimentos. Comigo aconteceu desta forma. Deus me fez ver pelos fatos da vida, que não me queria casado, nem padre e nem religioso ,de modo que posso afirmar  com certeza. Deus me quer no mundo e em meio aos outros leigos, todo voltado para Ele. De corpo e alma tal e qual Jesus, durante os trinta anos mais ou menos, que viveu escondido em Nazaré; porem servindo a Deus e desta forma santificando o cotidiano.
Conto com a participação de todos.

Francisco de Castro, post. ISGA

Nenhum comentário: