quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A composição da Família Paulina


     A Família Paulina é composta de cinco congregações religiosas, quatro Institutos de vida secular consagrada agregados à Pia Sociedade de São Paulo, e uma União dos Cooperadores Paulinos, unidas pelo mesmo carisma e o mesmo apostolado: Dar Jesus Cristo ao mundo, pelos meios mais eficazes e abrangentes. Os meios de comunicação social.
      Quanto à espiritualidade a Família Paulina está fundamentada sobre a pessoa e a imitação do apóstolo Paulo, o apóstolo dos gentios e o baluarte da universalidade do cristianismo. Foi São Paulo o que mais promoveu e defendeu a expansão do cristianismo para os pagãos. Ele recebeu a revelação de Jesus de que todos os povos da Terra eram os destinatários da salvação operada pelo Filho de Deus e que o ingresso no povo da Nova Aliança se daria pela fé e não pelo sangue, ou por se pertencer a uma raça ou por se ter uma lei.
            Ser paulino é estar revestido do espírito de São Paulo. Ter o mundo diante de si e almejar conquistá-lo todo para Cristo. Por meio da imprensa, da internet, dos programas no rádio e na televisão. De forma que livrarias, jornais e revistas tenham como único objetivo anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Um paulino que não tenha em vista a conquista de todas as pessoas para Cristo e o firme desejo da conversão destas à sua Igreja não vive o espirito de São Paulo e nunca será um paulino de verdade.
            Por isto Pe. Alberione pensou em todos os estados de vida ao iniciar a Família Paulina. Primeiramente leigos solteiros ou casados, jovens e adultos, formaram os Cooperados para o Evangelho. Depois as congregações de Religiosos e Religiosas. E por ultimo os leigos que vivem no mundo, sem deixar suas famílias e profissão, se comprometem com o carisma e a espiritualidade paulina professando os votos de pobreza, castidade e obediência. De tal forma que nenhum estado de vida fica sem representação na Família Paulina que também inclui o clero diocesano e as famílias, respectivamente os Institutos Jesus Sacerdote e Santa Família. Resumindo, o objetivo de cada paulino é ser São Paulo vivo hoje em seu ardor missionário e seu zelo pela defesa e anúncio do Evangelho.

Nenhum comentário: