domingo, 19 de maio de 2013

Pentecostes para o nosso tempo

ac/isga        

         



Para amar com o coração aberto
como Jesus amou
teremos que ter muita coragem e ousadia,
por isso suplicamos:
Envia o teu Espírito, Senhor,
e renova a face da Terra!
          Hoje celebramos o domingo de Pentecostes, festa em que lembramos a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de jesus reunidos em torno de Maria Santíssima. É interessante notarmos que no momento em que o Espírito irrompeu sobre eles, os apóstolos estavam acuados, escondidos e cheios de medo, mas havia uma missão a ser cumprida e o Espírito Santo veio para enchê-los de coragem, de ânimo e de destemor.
         
         Também naquela época haviam leis, doutrinas e regras, havia uma organização social, política, cultural e religiosa que defendia "a vontade de Deus" e a ordem natural das coisas de acordo com o sistema vigente, mas o certo é que Deus queria (e continua querendo) vida plena para todos e, para que este projeto se tornasse real era necessário mexer no sistema e isso requeria força sobrehumana, por isso aos homens era impossível querer estabelecer o Reino de Jesus dentro do Reino de César. Mas para Deus tudo é possível, e por essa razão veio o Espírito Santo, sobre homens frágeis e marginalizados, para confundir os sábios e estabelecer o verdadeiro Reino de Deus na contra mão da História.

          Era preciso anunciar Jesus Cristo vivo e fazer chegar este anúncio de libertação, de cura, de perdão, de vida plena e de amor e esperança a todas as pessoas que eram oprimidas, mas para isso os próprios apóstolos precisaram ser libertados, e foram. Receberam a força do alto capaz de de fortalecê-los para as lutas que se seguiriam e se seguiram. A missão demandou mártires que dessem a vida para que a vontade de Deus se estabelecesse e a Igreja de Jesus se tornasse forte, e que fossem superados os valores religiosos e políticos que oprimiam os pobres e marginalizava quem não podia corresponder às exigências da doutrina religiosa da época e da exploração do Império Romano.
         Deus quer que sejamos livres, Deus quer vida plena para todos. Já não há mais diferença entre os filhos de Deus, todos são assumidos no seu amor e é por isso que o Espírito Santo se manifestou na Igreja:O Espírito Santo fez com que todos reconhecessem na fala dos apóstolos a sua própria língua porque Deus fala para todos e não somente para alguns. Deus quer que todos se reconheçam filhos do mesmo Pai e que todos tenham força para viver em plenitude o projeto que o Pai escreveu para cada vida, de cada pessoa. "Se as cores se misturam pelos campos é que flores diferentes vivem juntas, e a voz dos ventos na canção de Deus, responde todas as perguntas"(RC).
          Nos nossos tempos a experiência do Espírito Santo acontece na oração, no encontro com os pobres e na prática da caridade que excede a simples esmola. Vivemos uma encruzilhda dos tempos, as mudanças se fazem sentir na sociedade e nossa principal marca de cristãos continua sendo o Amor, porque todos saberão que somos discípulos dele se nos amarmos uns aos outros. Superemos, portanto, as divergências e estabeleçamos o Verdadeiro Reino de Jesus.
          É possível enchergarmos um mundo novo e avançarmos no estabelecimento do Reino se a nossa principal e mais profunda lei for a lei do amor. Claro que para amar com o coração aberto como Jesus amou teremos de ter muita coragem e ousadia. Por isso, pedimos, por isso suplicamos, com humildade e com constância: Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da Terra!

Nenhum comentário: