quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Revisão de vida

ac/isga


"Revisão de vida pode parecer
uma expressão pesada,
mas ao contrário,
é uma experiência libertadora"


LEITURA ORANTE

1. LEITURA
O que o texto diz?

2.MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

3.CONTEMPLAÇÃO
O que a Palavra
me  faz experimentar?

4. ORAÇÃO
O que a Palavra
me faz dizer a Deus?

5.AÇÃO
O que a Palavra
me leva a viver?
 


     A paz interior é, hoje em dia, uma das maiores graças pela qual a imensa maioria das pessoas pede constantemente a Deus, mesmo que o faça inconscientemente.
     Vivemos cercados de barulho, de ruídos de muitas naturezas; vivemos rodeados de pessoas e ao mesmo tempo nos sentimos sozinhos com nossas dúvidas, com nossos medos e também com nossas certezas, nem sempre tão completas.
     Muitos de nós e muitas das pessoas com quem encontramos e convivemos diariamente, nos sentimos sozinhos e em várias vezes esta situação de solidão tira de nós e das outras pessoas um pouco da nossa paz e da nossa harmonia interior.  Somos levados pelo ritmo do trabalho, pelo volume de ocupações, pela necessidade de sermos competentes, pela competição que o mercado exige, pelo tipo de comportamento e de pensamentos e palavras que esperam de nós, e quase nunca nos damos tempo para fazer uma revisão de vida.

      Revisão de vida pode parecer uma expressão pesada, mas ao contrário, é uma experiência libertadora. É como retirar-se do barulho e dar a nós mesmos o necessário silêncio e a oportunidade para nos olharmos num espelho onde não haja interferências de fora. É a atitude de quem se busca, procurando identificar o que temos de mais nosso em nossa própria história e personalidade. Este tipo de exercício nos ajuda a identificar enganos que possamos estar cometendo e a corrigir atitudes que possamos estar tomando e que são prejudiciais não apenas aos outros, mas também a nós mesmos.
      Podemos fazer uma boa revisão de vida conversando com pessoas amadas, pessoas com as quais possamos abrir o coração... Na revisão de vida, não importa falar o que o outro quer ouvir, mas pensar alto, deixar falar o coração e a mente, estando livre para partilhar com o outro a nossa verdade, por isso é importante abrir o coração com quem a gente ama e não termos medo de amar e de sermos amados. Gastar menos tempo com televisão e computador e conversar com os amigos é uma boa forma de aprender a ir crescendo nesta modalidade de revisão de vida. Quando falamos de nós nos definimos a nós mesmos e nos entendemos.
      Também se pode fazer revisão de vida transformando nossa oração num encontro pessoal em que nos sentimos a vontade para contar tudo a Jesus; tratá-lo como amigo, como alguém muito próximo. Podemos dizer a Ele tudo de que temos vergonha ou medo de dizer aos outros, procurar junto com ele saídas e entendimentos de situações complexas. Ele fala! A leitura orante da Palavra de Deus também é um instrumento maravilhoso de fazer revisão de vida.
      Quando éramos crianças nossas alfabetizadoras nos ensinavam a passar a limpo as nossas atividades de caderno. Pois bem, fazer revisão de vida é como passar a limpo a vida. Quem encontra tempo e coragem para fazê-la percebe que, aos poucos, a escrita da nossa vida vai ficando cada vez mais legível e organizada. Talvez este seja o segredo das pessoas que mais admiramos! revisão de vida capaz de nos devolver a nós mesmos e de nos fazer reencontrar com a nossa paz interior.


Nenhum comentário: