domingo, 1 de abril de 2012

Que todos tenham vida!

Cada um de nós é responsável
pela realização
do maravilhoso projeto de Jesus:
que todos tenham vida
(e muita vida!)
          Nesta semana santa é importante refletirmos sobre a afirmação de Jesus quando disse que veio ao mundo para que todos tenham vida em plenitude. Em nossas paróquias o povo ainda canta e se emociona com um dos mais lindos cânticos que repete :"Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente!".
          Não é por acaso que essas palavras comovem tantos fiéis, e entre estes, você e eu. Quanto ouvimos estas palavras de Jesus nós nos sentimos incluídos, aceitos, valorizados e amados por Deus! E ao mesmo tempo refletimos sobre a necessidade de incluirmos, aceitarmos, valorizarmos e amarmos a todos, porque assim como nós, todos têm o direito à vida plena e este direito foi dado por Jesus, O Mestre.
          Nossas orações devem partir dessa afirmação magnífica de Jesus. Também nossa prática deve ser permeada por este compromisso cristão: isto nos desloca do conforto e nos coloca diante do necessário confronto com as realidades de injustiça e de frieza. É preciso nos assustarmos ainda e sempre com notícias que falam de gente que mata mendigos na rua, de filhos que maltratam os pais, de pessoas que agridem outros irmãos por serem homossexuais, negros, ou vindos de outras regiões. Precisamos denunciar toda violência contra crianças e adolescentes.
          "Eu vim para que todos tenham vida!" Isto quer dizer que Jesus não se agrada com nossa acomodação enquanto há irmãos padecendo nas filas dos hospitais, ou enquanto governantes não encontram soluções para remunerar de forma decente aos funconários públicos ou cuidar de modo justo da manutenção de hospitais, porque saúde é coisa séria.
         Nesta páscoa deixemos nos envolver pelo amor de Jesus e façamos um bom exame de consciência. Cada um de nós tem direito de ser feliz e tem o dever de tomar consciência sobre o que se pode fazer para que todos tenham vida em abundância.

Gabrielinos

Leia o novo texto da seção +vida
do aspirante gabrielino Henrique Silva

Nenhum comentário: